Quase tudo que você precisa saber sobre MIDI (parte 1)

Quase tudo que você precisa saber sobre MIDI: o que é um MIDI e o que ele faz

Cássio Menin

Cássio Menin

Educador musical e pesquisador. Mestrando em Estudos de Linguagens pela UTFPR

Se você já estudou o mínimo sobre produção musical, você já deve ter ouvido falar sobre MIDI. Se pararmos para pensar um pouco, chegaremos à conclusão de que na atualidade a maior parte da produção musical mundial utiliza esse padrão, que se populariza cada dia mais. 

Nesta série, iremos apresentar algumas informações básicas sobre o assunto. Falaremos sobre a história, funcionamento, controladores, DAW (Digital Audio Workstation) e te mostraremos como criar suas próprias obras utilizando os recursos quase infinitos do MIDI. 

O que é MIDI? 

MIDI (Musical Instrument Digital Interface) é um protocolo de tecnologia de música padrão da indústria que conecta instrumentos musicais digitais, computadores, tablets e smartphones de muitas empresas diferentes.

O MIDI é usado todos os dias em todo o mundo por músicos, DJs, produtores, educadores, artistas e amadores para criar, tocar, aprender e compartilhar músicas e trabalhos artísticos.

O padrão MIDI foi proposto no início dos anos 1980 por um grupo de fabricantes de sintetizadores (americanos e japoneses) como forma de padronizar a comunicação entre diferentes instrumentos musicais.

O fundador da Roland, Ikutaro Kakehashi, propôs a ideia de uma linguagem padrão para os outros grandes fabricantes, incluindo Oberheim, Dave Smith Instruments e Moog, em 1981. No ano que se seguiu, representantes de todos os principais fabricantes trabalharam em conjunto no desenvolvimento do MIDI. 

O padrão, à princípio, pretendia que uma tecla tocada num teclado pudesse executar a sua correspondente em um outro teclado, independentemente da marca dos aparelhos.

O padrão de comunicação entre instrumentos musicais é administrado por duas organizações: MMA – Midi Manufacturers Association e JMSC – Japanese Midi Standards Comitee.

O reconhecimento pelo trabalho veio apenas em 2013 quando Kakehashi e Dave Smith receberam o Grammy Awards técnico. 

O que faz o MIDI?

A primeira coisa que você deve saber é que MIDI não transmite áudio, apenas envia mensagens que comandam aparelhos que sejam capazes de entendê-las. 

Genericamente podemos dizer que funciona como um controle remoto, que ao enviar o sinal para uma TV, esta compreende a mensagem e ativa a função desejada. 

O MIDI carrega mensagens específicas sobre, por exemplo, a notação, o pitch (altura), a velocidade e o vibrato, o panning, as pistas e sinais de MIDI clock.  


As mensagens MIDI são compostas de informações de 8 bits (aproximadamente a 1 byte!!!) que são transmitidas em série à 31,25 kbit/s. Esta taxa de amostragem é a divisão exata de 1 MHz, a velocidade de operação dos primeiros microprocessadores.

Assine nossa newsletter gratuita!

+ Recomendações do nosso blog