Neste artigo, falarei sobre como estudar música todos os dias — em especial a elaboração de estratégias para o estudo da percepção musical.
“Um dos principais ativos do futuro que um ser humano pode ter é o foco”. Essa frase é muito comum e bem conhecida; eu pessoalmente a ouvi nesse vídeo do Leandro Karnal.
O foco nada mais é que a visão de um objetivo bem definido, ou ainda, a capacidade de permanecer em um objetivo e realizar uma tarefa do início ao fim. Resumindo, é entrar no estado de fluxo.
De acordo com a ciência, nosso cérebro trabalha de duas formas distintas que são complementares em todo processo de aprendizagem: o modo focado e o modo difuso.
O modo focado ocorre quando estamos prestando atenção a uma atividade específica, como um exercício, a uma série ou uma música, por exemplo. Já o modo difuso, é o oposto, ou seja, acontece quando nosso cérebro está relaxado.
A alternância entre esses modos é fundamental e nos ajuda a assimilar determinado conteúdo de forma eficaz. O modo difuso funciona como uma espécie de recompensa após alguns minutos de estudo focado.
Sobre a Percepção Musical
Sabemos que a percepção musical é uma das práticas mais importantes na formação do músico, pois envolve o reconhecimento não apenas da altura, duração, intensidade e timbres, mas também do ritmo, da harmonia, da melodia, entre outras coisas.
Basicamente é a adquirir a compreensão musical daquilo que se escuta, executa e está escrito (notação musical).
Essa compreensão é necessária para que o músico possa atingir um melhor desempenho artístico, e acima de tudo, estar apto para a agir criativamente sobre o objeto musical.
Como estudar música todos os dias
A primeira coisa que você deve saber é que ter um “bom” ouvido musical não é um dom, e sim, um contínuo de treino, prática e hábito.
Segundo a Teoria Cognitiva Comportamental, nossos comportamentos e hábitos formam as nossas crenças e valores pessoais, ou seja, determinam quem somos.
Mudar um comportamento ou hábito é também mudar a nossa própria personalidade, o que não é uma tarefa tão simples. Por isso, ter objetivos claros, alcançáveis e seguidos de recompensas é fundamental.
Utilizando o Método dos 15 minutos diários
A estratégia que proponho aqui é que você utilize 15 minutos do seu dia para focar em seus estudos musicais. Para isso, você pode utilizar um temporizador e se afastar das distrações como celular ou televisão, por exemplo.
Em seguida, dê atenção plena ao estudo musical que você escolheu (solfejo, rítmica, percepção, leitura, exercícios de teoria, análises etc.), ou seja, não fique alternando entre um treino e outro.
Ao fim dos 15 minutos de estudo, é hora da sua recompensa. Não importa se você conseguiu realizar ou resolver toda a atividade. A sua recompensa pode ser praticamente qualquer coisa que te faça bem — como ver um vídeo, falar com alguém, caminhar, fazer carinho no seu animal de estimação.
Benefícios do Método dos 15 minutos diários
Na correria do dia a dia, talvez seja meio complicado conseguir aplicar essa estratégia duas ou mais vezes ao dia. Porém, é preciso que você realize o exercício ao menos uma vez, todos os dias, incluindo, finais de semana e feriados.
Ao estabelecer horários específicos para estudo, você estará automaticamente criando um hábito de estudos.
Na prática, quando estamos aprendendo algo, nosso cérebro cria correntes, ligações novas ou fortalece aquelas que já possui. Ao criar o hábito de estudos, você estará fortalecendo essas correntes.
Ao não cumprir aquilo que estabelecemos no planejamento de estudos, as conexões criadas se perdem e precisamos recomeçar.
Os fatores tempo e treino (repetição) trabalham em conjunto para consolidar no nosso cérebro aquilo que estamos aprendendo. É aqui que entra a revisão ou repetição.
Criar esboços mentais, refletir, ler, tocar e compor ajudam a assimilar aquilo que foi praticado e são excelentes estratégias para revisar o conteúdo estudado. Você também pode elaborar esquemas visuais e usar um tempo para explorar atividades dos diversos jogos de música disponíveis na internet.
Um livro (gratuito!) para auxiliar seus estudos
Para finalizar, gostaria de indicar meu livro gratuito Pensando Musicalmente. Nele, proponho uma série de atividades musicais que podem ser desenvolvidas durante o dia a dia e em qualquer lugar em que estejamos. Agora é só baixar e começar hoje mesmo a estudar música.