Lançamento álbum adejo Têmpora Criativa

Têmpora Criativa lança álbum com músicas autorais e inéditas de alunos e ex-alunos do CMPB de Curitiba

Compor, produzir e distribuir músicas tornou-se mais fácil com a ajuda da tecnologia, mas há uma etapa que nunca muda: a necessidade de orientação ao longo do processo. Depois de cinco meses de produção, a Têmpora Criativa lançará, no dia 27/05, o álbum Adejo, um disco com músicas compostas e interpretadas apenas por alunos e ex-alunos do Conservatório de MPB de Curitiba. Adejo estará disponível nas principais plataformas digitais de streaming (YouTube music, Spotify, Deezer, Amazon Music, iTunes, entre outras).

Para celebrar o lançamento, os sete compositores e compositoras participarão de um bate-papo ao vivo sobre música, produção musical e processos criativos. A conversa será mediada pelo produtor musical do projeto, Cássio Menin, e acontecerá às 19h30 no canal da Têmpora Criativa no YouTube. 

A ideia para o projeto, viabilizado através da Lei Aldir Blanc, nasceu de uma conversa entre Cássio Menin, que ministra aulas de LEM (Linguagem e Estruturação Musical) no CMPB, e Mylle Silva, compositora e intérprete do álbum. “Como eu acabo sempre trabalhando composição musical nas minhas aulas, levantei a possibilidade de fazer um disco com músicas autorais”, conta Cássio. Escolhida a ideia, compositores e intérpretes foram selecionados entre alunos e ex-alunos de Cássio. “Em um primeiro momento fiz contato prévio e o levantamento de quantas músicas teríamos, em seguida passei a convidar os músicos conforme as necessidades de cada música.”

Fred Hauptmann, compositor e intérprete da canção “OCA”, nunca tinha gravado em um estúdio antes. “O projeto Adejo foi, felizmente, uma oportunidade muito boa para que eu pudesse participar da gravação da minha música — experiência a qual torço que se torne cada vez mais frequente!”, comenta. Já Conrado Rodrigues, intérprete de violão em três das sete canções, conta que pensou em recusar o convite devido à insegurança, “mas, após conversar com o professor Cássio Menin, visualizei o quanto a experiência seria positiva para minha carreira. E assim foi. A participação nos ensaios, reuniões e gravações me mostraram um outro lado da atividade musical que eu ainda não conhecia.”

Ao todo, 21 músicos, entre compositores e intérpretes, trabalharam no projeto Adejo. Para cada uma das setes músicas, Cássio montou um grupo diferente, garantindo assim que o projeto beneficiasse o maior número de músicos e apresentasse composições com identidades próprias e únicas. Durante a produção do álbum, foram respeitados todos os protocolos de segurança da OMS para a prevenção da covid-19, tanto nos ensaios quanto nas gravações em estúdio.

Priscila Bruno, compositora e intérprete da canção “Uma segunda qualquer”, encontrou nas aulas de Cássio Menin uma oportunidade de sistematizar seus estudos como autodidata. “Sempre tive interesse em saber o porquê de uma porção de coisas na teoria musical, e como nunca tinha feito aulas de música vivia com muitas interrogações na cabeça. O curso de LEM caiu como uma luva, pude desmistificar muitos conceitos e aprender muito mais do que já sabia. Foi de fato uma estruturação no meu desenvolvimento musical.”

Tanto o produtor quanto os compositores são unânimes ao declarar que o primeiro passo para compor uma canção é começar a compor. Anil, compositor da canção “Dezembro (casulo)” ressalta a importância da honestidade ao criar. “Se o que tu faz transmite tua verdade, com certeza isso vai ressoar em alguém, inspirar e criar essas pontes que só a arte é capaz de estruturar. Limitação técnica nenhuma pode tirar a grandeza de algo feito com o coração.”, afirma. 

Já Cássio, em sua função de professor-produtor, lembra o papel do estudo no processo criativo. “Estude, estude muito, pesquise, leia, se informe o máximo possível para que a sua composição se encaixe exatamente naquilo que você quer. E lembre-se: você não precisa saber fazer todas as coisas, mas precisa conhecer um pouco de cada uma delas.”

Capa do álbum Adejo, produzido por Cássio Menin
Capa do álbum Adejo, disponível nas plataformas digitais de streaming

Sobre o álbum Adejo

Adejo é um álbum coletivo com sete músicas compostas por alunos e ex-alunos do Conservatório de MPB de Curitiba. O projeto, viabilizado através da Lei Aldir Blanc, tem caráter inédito por reunir, pela primeira vez, músicos e compositores que estão estudando ou já estudaram no CMPB, para gravar músicas autorais.

1. Dezembro (casulo), de Anil (@anilmusica)

2. Tente entender, de Gabriella Sabino (@hey_gabsabino)  

3. Uma segunda qualquer, de Priscila Bruno (@priscila.brun)

4. Força inebriante, de Mylle Silva (@myllesilva

5. Tons mudos, de Lilian Romagnoli (@lilian_romangnoli

6. Deixe-se voar, de Lu Mazeto (@lu.mazeto

7. OCA, de Fred Hauptmann (@fredhauptt)

Lançamento do álbum Adejo

Quando? Dia 27 de maio de 2021, às 19h30

Onde? No canal da Têmpora Criativa, no YouTube

O quê? Bate-papo com os compositores e compositoras do álbumA partir do dia 27/05, o álbum Adejo estará disponível nas plataformas digitais de streaming.

Receba a newsletter Lambrequim no seu e-mail

Leia nossos artigos & novidades

Conheça as publicações da Têmpora Editora