“Se você me perguntar qual é o meu instrumento, eu lhe direi que é o computador”.
A frase acima foi proferida pelo célebre compositor Hans Zimmer, em uma entrevista, logo após, Hans foi novamente indicado ao Oscar.
No artigo anterior, vimos um pouco sobre como o desenvolvimento do sistema MIDI foi um grande catalisador na explosão da tecnologia musical na última parte do século passado.
Músicos profissionais e até mesmo amadores menos versados tecnicamente, tinham em mãos novas ferramentas que economizam tempo, em especial, para músicos de computador.
Nesta segunda parte, nos dedicaremos a outro fator importante para que a tecnologia MIDI tenha se popularizado, o General MIDI.
Mas antes…
Confira todos os artigos da série Quase tudo que você precisa saber sobre MIDI
- Quase tudo que você precisa saber sobre MIDI: o que é um MIDI e o que ele faz (parte 1)
- Quase tudo que você precisa saber sobre MIDI: conhecendo os recursos do MIDI (parte 2)
- Quase tudo que você precisa saber sobre MIDI: conhecendo as mensagens MIDI (parte 3)
- Quase tudo que você precisa saber sobre MIDI: o que são controladores MIDI e como escolher o seu
O que é o General MIDI?
Em 1988 ocorreu uma verdadeira explosão de diferentes tipos de software MIDI. Da mesma forma, foi adotado um formato de arquivo padrão e transportável para salvar sequências MIDI e abri-las com outros programas.
Esse padrão é chamado de Standard MIDI Files (SMF). Na atualidade, um compositor pode salvar um arquivo MIDI padrão criado por um programa de notação como o Sibelius, por exemplo, e abri-lo em um programa de sequenciamento MIDI.
Os arquivos SMF, podem ser de 3 tipos:
Tipo 0: Esses arquivos consistem em uma faixa, com as notas e outros eventos sendo marcados com os canais MIDI aos quais pertencem;
Tipo 1: Uma sequência é salva como trilhas separadas, mesmo que mais de uma trilha seja atribuída ao mesmo canal MIDI. As etiquetas das faixas também são mantidas;
Tipo 2: Igual ao Tipo 1 (faixas separadas), mas cada faixa pode ter seu próprio tempo.
Neste site, você encontra uma centena de arquivos deste tipo, com obras de compositores da música de concerto.
Poder compartilhar arquivos MIDI padrão não garante que esses arquivos sejam reproduzidos com o mesmo tipo de timbres com os quais foram feitos, seja por instrumentos ou computadores.
Desta forma, em 1991, um padrão foi adotado pela MIDI Manufactures Association (MMA) e pela Japan MIDI Standards. Este padrão recebeu o nome de General MIDI System Level 1 (ou apenas General MIDI ou GM).
Assim, os programas de instrumentos General MIDI ou sintetizadores de placas de som de computador conteriam patches instrumentais ou de efeitos sonoros específicos. Além disso, teclados ou placas de som compatíveis com GM (atualmente os plug-ins) também precisam atender a outros padrões.
Os pré-requisitos mínimos são: mínimo de 24 vozes, 16 canais MIDI de polifonia variável, percussão atribuída ao canal MIDI 10, um mínimo de 128 programas (usando os valores Program Change Data Byte 0-127) e ter suporte para controladores, velocidade, pressão do canal e pitch bend (definido para mais ou menos 2 semitons).
O som do instrumento ou programa para cada um dos 16 canais MIDI possíveis é selecionado com a mensagem Program Change, que possui um parâmetro Program Number.
A tabela a seguir mostra qual som de instrumento corresponde a cada um dos 128 números de programa possíveis apenas para GM, funcionando como um mapa geral de patches de famílias de instrumentos MIDI nível 1.
Existem 128 números de programa. Os números podem ser exibidos como valores de 1 a 128, ou, alternativamente, de 0 a 127.
A numeração de 0 a 127 em geral é usada apenas internamente pelo sintetizador. A grande maioria dos dispositivos MIDI, estações de trabalho de áudio digital (DAW) e sequenciadores MIDI profissionais, exibem esses Program Number conforme mostrado na tabela (1-128).
Conhecendo o Drum Map
Em arquivos MIDI padrão GM, o canal 10 é reservado apenas para instrumentos de percussão. As notas gravadas no canal 10 sempre produzem sons de percussão quando transmitidas para um teclado ou módulo de sintetizador que usa o padrão GM.
Cada um dos 128 diferentes números de notas possíveis se correlacionam com um único instrumento percussivo, mas o tom do som não é relativo ao número da nota.
Se um arquivo MIDI estiver programado para o protocolo General MIDI, os resultados são previsíveis, mas a fidelidade do som pode variar dependendo da qualidade do sintetizador GM.
Embora muitos instrumentos atuais também tenham sons adicionais acima ou abaixo do intervalo mostrado aqui, podendo até ter “kits” adicionais com variações desses sons, apenas os 128 sons mencionados são suportados por dispositivos General MIDI Nível 1.