3 lições valiosas de composição musical de Igor Stravinsky

3 lições valiosas de Composição Musical de Igor Stravinsky

Cássio Menin

Cássio Menin

Educador musical e pesquisador. Mestrando em Estudos de Linguagens pela UTFPR

Igor Stravinsky foi um dos mais importantes compositores do século XX. Suas composições musicais como A Sagração da Primavera (Le Sacre du Printemps, 1913) e Agon (1954–57) são mundialmente famosas e influenciaram mais de uma centena de compositores. 

Stravinsky estudou composição musical com Nikolai Rimsky-Korsakov, outro grande compositor que ficou muito conhecido por suas orquestrações, chegando a escrever um tratado sobre o assunto. Os dois mantiveram uma relação de amizade muito próxima; Stravinsky considerava Rimsky como um pai. 

Outro compositor muito importante na vida de Stravinsky foi Robert Craft. Responsável por auxiliar Stravinsky numa série de tarefas do dia a dia, ele também o auxiliava em atividades como copista, realizando transcrições e documentando, bem como regendo obras como assistente e biógrafo. 

Recomendo que você assista o documentário Stravinsky em Hollywood. Nele você pode conhecer um pouco mais sobre a vida e obra deste compositor e da importância de Craft. 

É a partir de uma das obras escritas por Robert Craft que extraímos as lições de composição musical de Stravinsky. No livro Conversas com Stravinsky, traduzido por Stella Rodrigo Octavio Moutinho e publicado pela editora Perspectiva, Robert Craft, que também era escritor, entrevista seu amigo Stravinsky.

Primeira lição de Stravinsky  

Já na segunda pergunta realizada por Craft, podemos extrair uma lição, ou melhor, uma técnica utilizada por Stravinsky no seu processo composicional. Ele diz: 

…muito antes de nascerem as ideias, eu começo a estabelecer as relações rítmicas entre os intervalos…Só depois de ter estabelecido minhas relações harmônicas ou melódicas é que passo à composição…

Ou seja, a primeira lição é: estude intervalos musicais, conheça as suas relações, a série harmônica, pesquise sobre Còstere e Pousseur, dois teóricos importantíssimos. Ainda na mesma resposta Stravinsky complementa: 

O ato de compor é a expansão e a organização posteriores do material com que trabalho.

Segunda lição de Stravinsky

Em seguida, Stravinsky, falando sobre seu processo composicional, comenta que após ter decidido o tema principal, o material musical que será usado já está decidido. A segunda lição vem em seguida: 

Começo procurando-o às vezes pela execução de peças dos velhos mestres… às vezes diretamente pela improvisação de unidades rítmicas sobre uma sequência definitiva. Formo assim, o meu material de construção.  

Mais claro do que isso é quase impossível. Stravinsky destaca a importância de conhecermos as obras de grandes compositores, mas como fazer isso? 

Você pode começar ouvindo algumas obras famosas de períodos distintos. Em seguida, escolha uma dessas obras e faça uma análise musical, anote cada uma das informações, como por exemplo a instrumentação e a orquestração utilizada.

Primeira página da partitura manuscrita de A Sagração da Primavera

Terceira lição de Stravinsky

Quando perguntado em que momento surgem as ideias musicais Stravinsky, nos entrega mais uma lição. Ele comenta que fica pertubado quando alguma ideia surge e ele não possui nenhuma ferramenta para anotá-la (imagine Stravinsky com toda a tecnologia que possuímos hoje na palma da mão). 

Mas é justamente na ausência de uma forma de anotar a ideia que está esta lição: 

…me vejo obrigado a retê-las na memória repetindo para mim mesmo seus intervalos e ritmos.

Ou seja, memorizar, repetindo-a uma série de vezes uma ideia, ajuda não somente a reter aquela informação musical, mas também, a criar novas ideias e variações, que são fundamentais em todo o processo composicional. 

Esse tipo de exercício pode ser útil também para te ajudar a construir uma memória musical, que você poderá utilizar em inúmeros casos.

Outras conversas com Stravinsky 

No decorrer da entrevista, Stravinsky apresenta ainda uma série de ideias sobre composição musical que valem muito a pena você conhecer. Além de trazer outras informações ricas a respeito não apenas de sua obra, mas também de outros grandes compositores e artistas com os quais ele conviveu, trabalhou e conheceu.  

Caso você tenha interesse em estudar composição musical (teoria, harmonia, arranjo, orquestração e muito mais sobre música), basta entrar em contato conosco. 

Bons estudos e leituras.

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