Quase tudo que você precisa saber sobre MIDI: o que são controladores MIDI e como escolher o seu

Quase tudo que você precisa saber sobre MIDI: o que são controladores MIDI e como escolher o seu

E aqui chegamos ao fim da nossa série sobre MIDI. Nas últimas semanas falamos sobre a história, o funcionamento, os recursos e as possibilidades do uso do MIDI.

Para finalizar a nossa série, trazemos no texto de hoje o básico sobre o universo dos controladores MIDI, um equipamento essencial para a produção musical nos dias de hoje. 

O que é um controlador MIDI?

Um controlador MIDI é um hardware ou software que gera e transmite dados de Interface Digital de Instrumento Musical (MIDI) a dispositivos habilitados para realizar leituras dos protocolos MIDI, como uma Digital Audio Workstation, por exemplo. 

Um controlador MIDI serve para controlar os plugins e sons disponíveis em um programa de gravação. Você pode, por exemplo, tocar um instrumento de cordas, uma bateria ou fazer uma orquestração ou um arranjo, usando um deste aparelhos. 

A soma de uma DAW (Digital Audio Workstation) + um controlador MIDI, permite que você produza uma variedade infinita de músicas, com os mais variados tipos de timbres. 

Classes de controladores MIDI

O tipo mais comum de dispositivo nesta classe é o controlador de teclado — um instrumento tradicional redesenhado como um dispositivo de controle MIDI. 

Os controladores de instrumentos de percussão, como o Roland Octapad, que se enquadram nesta classe, assim como, uma variedade de controladores de instrumento de sopro e controladores semelhantes a uma guitarra, como o SynthAxe.

Instrumentos musicais eletrônicos, como por exemplo, sintetizadores, samplers e baterias eletrônicas, são usados ​​para tocar música em tempo real. Ou seja, você pode usar esse tipo de equipamento para fazer uma apresentação musical ao vivo, ou usar em suas aulas de música. 

Existem também os conversores de afinação para MIDI, incluindo a guitarra e os sintetizadores, que analisam uma afinação e a convertem em um sinal MIDI. Há uma gama enorme de aparelhos que fazem isso para a voz humana e para instrumentos monofônicos como a flauta, por exemplo.

Outra classe é a de instrumentos tradicionais, como bateria, pianos acústicos e acordeões, que são equipados com sensores e um processador de computador que transmite informações de desempenho em tempo real como dados MIDI. A informação da performance (por exemplo, em quais notas ou bateria são tocadas e com que força) é então enviada para um módulo ou computador que converte os dados em sons (por exemplo, amostras ou sons sintetizados).

Já os sequenciadores têm a capacidade de armazenar e recuperar dados MIDI. Desta forma eles enviam os dados para instrumentos habilitados para MIDI para reproduzir uma apresentação.

Você também precisa saber que existem os…

Dispositivos MIDI Machine Control (MMC), que funcionam como equipamentos de gravação que transmitem mensagens para auxiliar na sincronização de dispositivos habilitados para MIDI. Saiba mais aqui

e também…

Dispositivos MIDI Show Control (MSC), que funcionam comoshow control, que transmitem mensagens para auxiliar na operação e na sinalização de produções teatrais e de entretenimento temáticas ao vivo. Saiba mais aqui

Qual controlador MIDI é o mais recomendado? 

Esta é uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando querem adquirir um controlador MIDI.

A resposta é bem simples. Você precisa saber para qual finalidade, ou melhor, para que você vai usar. Se é para usar em casa, para levar para todo canto, se é para pequenas produções musicais, entre outras possibilidades. Tudo isso faz a diferença na hora de escolher o controlador mais adequado para as suas produções. 

No meu caso, por exemplo, fiquei meses, vendo vídeos, tutoriais, pessoas usando, até chegar à conclusão que, para a minha finalidade — ou seja, para usar nas minhas aulas presenciais de música — um controlador MIDI da classe de teclado (25 teclas) era a melhor opção. 

Abaixo separamos 3 opções bem interessantes para você. 

Akai Mini MPK3

Para começar só poderia ser ele, o AKAI MINI MPK3. Além de ser compacto, possui muitos recursos (knobs, pads, joystick) e tem um preço bem acessível. Excelente para quem está começando a trabalhar com MIDI. 

Características 

  • 25 teclas (Mini Synth-Action);
  • 8 Knobs;
  • 8 Pads;
  • Botões dedicados: Octave Up/Down, Tap Tempo, e mais
  • 1 Thumbstick (Pitch Bend + modulação);
  • 1 entrada de pedal de sustain;
  • Software ou DAW incluído: MPC BEATS;
  • Integração com qualquer DAW.

Novation Launchpad Mini [MK3]

No entanto, se você precisa de um controlador de grade, com integração com o Ableton Live, e mais uma série de recursos, você pode curtir um Novation Launchpad Mini [MK3].

Características

  • 64 pads RGB – os pads RGB dão a você um reflexo perfeito da sua sessão Ableton Live, tornando mais fácil do que nunca ver seus clipes;
  • Ableton Live Integration – inicie rapidamente seus clipes e cenas ao pressionar um botão. Os controles de parada, solo e mudo facilitam e tátil para controlar seus desempenhos, sem necessidade de mouse;
  • Três modos personalizados – use componentes para personalizar mapeamentos e controlar qualquer coisa MIDI facilmente do Launchpad Mini;
  • Pequeno, leve – o design fino e leve do Launchpad Mini significa que ele vai caber em qualquer configuração, em qualquer lugar.

iRig Keys 37 IK Multimedia

Agora, se você utiliza equipamentos da Apple, a sugestão é que você adquira o iRig Keys 37 IK Multimedia. Além de ser super compacto, ele possui integração com todos os dispositivos Apple. 

Características

  • 37 teclas (Mini Synth-action);
  • 1 Botão de Volume;
  • Botões dedicados: Octave Up/Down, Conjunto, Programa para cima/para baixo;
  • 1 entrada de pedal;
  • Software ou DAW incluído: IK’s SampleTank iOS app, SampleTank 2 L para Mac/PC;
  • Integração com qualquer DAW. 

Hora de começar a sua produção

Agora que você já sabe (quase) tudo sobre MIDI e conhece os principais controladores MIDI, você está pronto para se aventurar no mundo da produção musical. Avalie qual equipamento se adequa melhor a sua necessidade e boa produção!

Ah! Quase ia esquecendo de avisar: cada vez que você adquire um produto através de um dos nossos links, você está ajudando a manter o Lambrequim e a Têmpora Criativa.

Outra forma de nos ajudar é assinando a nossa newsletter semanal Lambrequim. Assim, toda quarta-feira de manhã você receberá artigos como este sobre produção musical, escrita criativa, indicações de links interessantes e notícias relevantes sobre o meio cultural brasileiro.

Receba a newsletter Lambrequim no seu e-mail

Nossos livros